Seu grupo do PVS está desunido? Essas dicas são para você!

É importante fazer reuniões recorrentes com os síndicos participantes do meu grupo? A resposta é sim!!! Sem relacionamento entre os síndicos não existe Programa Vizinhança Solidária. Mas não precisa ser algo exaustivo ou várias reuniões para contar casos e histórias, afinal de contas, muitos síndicos trabalham em outras atividades e tem suas famílias para dividir atenção.

Nós acompanhamos centenas de condomínios participantes do Programa Vizinhança Solidária e ao longo desses anos, pudemos perceber que os grupos começam se reunindo e com o passar do tempo, a periodicidade das reuniões fica cada vez menor até que deixam de se falar e tudo aquilo que foi construído, morre!

Pensando nisso, criamos dicas que vão ajudá-los a resolver esta questão. Lá vai:

1ª Dica: Desde o inicio, combinem que a reunião será num dia fixo do mês, com horário para começar e para terminar. Exemplo: 2ª terça-feira de cada mês das 20h as 21h, dessa forma, todos conseguem se organizar para ter esse dia livre para participar da reunião de síndicos. Faça de tudo para cumprir a data e horário agendado, prestigiando aqueles que se dedicam a participar.

2ª Dica: Quando um grupo novo é criado, ele precisa de um tempo e de mais atenção dos envolvidos para que os resultados sejam atingidos, sendo assim, até que a percepção de segurança entre os envolvidos não comece a aparecer, sugerimos que a reunião seja mensal. Quando os resultados começarem a aparecer, a periodicidade das reuniões podem mudar para a cada 2 ou no máximo 3 meses. Se passar disso, o grupo começa a perder a força e será perceptível a queda do desempenho entre as portarias. Se um condomínio estiver desalinhado com o grupo desmotiva todos os demais. Então, atenção nessa dica, ela é muito importante.

3ª Dica: É importante que cada sindico faça sua parte, ou seja:

  • Acompanhe seus funcionários para que os procedimentos acordados sejam realizados;
  • Entenda as situações de alertas e ocorrências vivenciadas por eles, dessa forma é possível compartilhar essas experiências com os demais síndicos durante as reuniões e juntos poderão identificar as brechas e definir as ações necessárias para inibir ações indesejadas.
  • Se o grupo identificar que algum síndico está se afastando e baixando o desempenho, é importante que um dos membros do grupo, o tutor, converse com esse membro, trazendo de volta para o grupo para que a queda em seu desempenho não desmotive todos os demais.

Dica extra: Estimule seus condôminos a sempre registrar o boletim de ocorrência mesmo em casos mais simples, como roubo de celular. São os boletins de ocorrência que direcionam a PM na organização do patrulhamento. Além disso, certifique-se que o relacionamento do grupo está alinhado com o da Policia Militar e caso seja necessário, o tutor do grupo deverá procurar o CONSEG ou o batalhão que atende a região e expor as dificuldades para que juntos possam criar sinergia para melhoria constante da segurança em seu bairro.

Se engaje na transformação positiva do seu bairro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *